PODCAST – CORRIDA DA SERRA

HOJE FALAMOS SOBRE SAÚDE MENTAL

Um super bate papo com dois grandes nomes da psicologia no estado do RJ.

Conversamos sobre como a Corrida de rua é uma ferramenta no combate e na prevenção de doenças relacionadas à mente, o papel do profissional de Educação Física nesse processo, e a necessidade do junção dos três pilares BIO-PSICO-SOCIAL. Não perca…


Adinea Trubat, Graduada em Psicologia, especializada em segurança e cidadania, tenente da reserva remunerada da polícia militar, idealizou e coordenou o Projeto de inclusão aos policiais feridos em combate, RENASCER SERVIR E PROTEGER, que trata da inclusão através do esporte, e inclui também civis e dependentes de policiais. E junto com ela o querido Valdemir JR, Psicólogo, atuação na Psicologia Clínica desde 2008. Coordenador do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) em Guapimirim, atuante na Saúde Mental em regiões da Baixada Fluminense. Também é palestrante e atende em consultório de psicologia, tendo como embasamento teórico a Psicanálise. Compõe o quadro de professores convidados do CCNS (Cursos Clínica e Assessoria em Recursos Humanos ltda.) desde 2017. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Cultura e Comunicação da FEBF/ UERJ, onde pesquisa o comportamento suicida em adolescentes negras. Valdemir faz parte os estudos desenvolvidos no GHIEDNEBR- Grupo de Pesquisa de História da Educação do Negro na Educação Brasileira com o projeto guarda-chuva chamado Velhos Sujeitos, Novos Problemas: Negros na História da Educação, da FEBF-UERJ. Especialização em Gestão de Saúde Mental e Membro co-fundador do coletivo GAIAS (Grupo de Articulação Interseccional para Avanços Sociais), que é um movimento de profissionais, que visa prestar contribuições com incidência na redução das desigualdades sociais.
Valdemir tem vasta experiência em políticas públicas, tendo atuado na Assistência Social, Educação, Saúde e Saúde Mental.
No que diz respeito a produção acadêmica de sua pesquisa, lançou como coautor, o artigo Mal-estar contemporâneo: a formação da masculinidade negra em um ambiente de hostilidade e medo, no Livro Seja homem: reinvenção de uma masculinidade em crise, pela Editora Conquista em 2021, outro artigo denominado Cuidado em saúde mental às estudantes negras: desafios da Atenção Primária em Saúde de Guapimirim, durante a pandemia de covid-19, no livro Perspectivas Epistemias Pós-pandemia no mesmo ano, pelo Grupo Editorial Ferro, além de lançar publicação pela SES-RJ (Secretaria de estado e saúde do Rio de Janeiro) por práticas exitosas, no livro Experiências em educação permanente em saúde : o fazer em ato do Estado do Rio de Janeiro, em 2020. Cabe mencionar, relativo a prêmios e títulos, que consta a Moção de Congratulação, pela Câmara Municipal de Paracambi-RJ em 2019 e Moção de Louvor e Aplausos, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2018. Ambas por boas práticas profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.