Resende – RJ

07/08/2017

Resende é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 131 341 habitantes, estimada pelo IBGE em 1.º de julho de 2019,[4] é o vigésimo terceiro município mais populoso do estado (em 2012), concentrando cerca de 0,75% de sua população no referido ano, sendo o quarto município com mais habitantes da Mesorregião do Sul Fluminense, depois de Volta Redonda, Barra Mansa e Angra dos Reis.

Apresenta o terceiro maior PIB (em 2011) e o segundo melhor IDH entre os municípios da região do sul fluminense (em 2010), e o décimo quinto maior PIB e o quinto mais alto IDH entre os demais municípios do estado. De fato, em 2011, o PIB do município foi estimado em R$5.62 bilhões, o 107° maior PIB municipal do Brasil no mesmo ano. E seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2010, de acordo com a PNUD, alcançou o patamar de 0.768 (66.3% da população adulta possuía ensino fundamental completo naquele ano, com uma expectativa de vida média de 75,3 anos de vida e renda per capita de R$915,21)[7], classificado como “elevado” pela entidade e sendo posicionado como o 249° município com melhor IDH do Brasil naquele ano.

Seu território faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais, além de outros municípios fluminenses ao lado citados. Historicamente, é uma das cidades mais valiosas do Brasil, remanescente da época do Brasil Colônia. É, com efeito, o município mais antigo de sua região. Entre os séculos XIX e XX, das terras que originalmente compunham Resende, formaram-se os demais municípios do Vale do Paraíba Fluminense.

Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo e maior da América Latina, a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país, cuja área total é de 67 km². Resende tem importância nacional e é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.


A corrida

Na região Sul fluminense temos MUITAS cidades importantes, e Resende não poderia ficar de fora. Local organizado, repleto de atrações para se divertir e conhecer, próximo à Penedo, Itatiaia e Porto Real, tem absolutamente tudo que uma cidade pode oferecer.

Foi a oportunidade de encontrarmos mais uma vez com nossos amigos e atletas regionais e de todas outras cidades que já haviam participado. Literalmente um sucesso.

Empenho sem precedentes de todos colaboradores da prefeitura, patrocinadores e STAFF. Uma característica muito interessante desta prova que em diversos momentos os atletas corriam a “beira-rio” do famoso e elegante Rio Paraíba. Foi lindo.

Com participação de cerca de 2.000 atletas novamente, desta vez com recorde de participação de atletas acima de 60 anos de idade.

Resende, quero te ver de novo!!!