Resende – RJ

28/11/2019

Resende é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 131 341 habitantes, estimada pelo IBGE em 1.º de julho de 2019,[4] é o vigésimo terceiro município mais populoso do estado (em 2012), concentrando cerca de 0,75% de sua população no referido ano, sendo o quarto município com mais habitantes da Mesorregião do Sul Fluminense, depois de Volta Redonda, Barra Mansa e Angra dos Reis.

Apresenta o terceiro maior PIB (em 2011) e o segundo melhor IDH entre os municípios da região do sul fluminense (em 2010), e o décimo quinto maior PIB e o quinto mais alto IDH entre os demais municípios do estado. De fato, em 2011, o PIB do município foi estimado em R$5.62 bilhões, o 107° maior PIB municipal do Brasil no mesmo ano. E seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2010, de acordo com a PNUD, alcançou o patamar de 0.768 (66.3% da população adulta possuía ensino fundamental completo naquele ano, com uma expectativa de vida média de 75,3 anos de vida e renda per capita de R$915,21)[7], classificado como “elevado” pela entidade e sendo posicionado como o 249° município com melhor IDH do Brasil naquele ano.

Seu território faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais, além de outros municípios fluminenses ao lado citados. Historicamente, é uma das cidades mais valiosas do Brasil, remanescente da época do Brasil Colônia. É, com efeito, o município mais antigo de sua região. Entre os séculos XIX e XX, das terras que originalmente compunham Resende, formaram-se os demais municípios do Vale do Paraíba Fluminense.

Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo e maior da América Latina, a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país, cuja área total é de 67 km². Resende tem importância nacional e é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.


A corrida

Eis que em nossa última etapa realizada antes da pandemia do COVID-19, chove!

Mas nenhuma chuva tiraria o ânimo dos atletas de participar de mais uma etapa, de correr desta vez do outro lado da cidade de Resende. Eles foram conhecer o famoso e novo ACESSO OESTE da cidade.

Local este que liga grandes bairros ao centro da cidade, e abriga por lá o famoso EXPO RESENDE (centro de exposições) e também o aeroporto da cidade, responsável por realizar voos para saltadores de paraquedas.

Uma corrida para lavar a alma literalmente.

Mais uma vez toda a prefeitura da cidade nos apoiou, desde secretaria de trânsito, esportes, turismo, saúde, até os colaboradores do recinto de exposições.

MUITO OBRIGADO